Esta é a primeira moto elétrica de trial da Yamaha

Uma surpresa, a marca japonesa apresentou a sua primeira moto de trial totalmente elétrica, a Yamaha TY-E.

Esta trialeira foi desenvolvida do zero e o seu desenvolvimento centrou-se em torno da sua propulsão elétrica, pelo que o seu peso é muito baixo, 70 kg.

Na produção da moto, é utilizado um material compósito para o seu chassis monocoque CFRP. Este material em plástico é reforçado com fibra de carbono e é o mesmo que a BMW utiliza nos seus carros elétricos.

Quanto ao propulsor, é um novo motor elétrico refrigerado a ar, uma novidade na Yamaha. Este motor incorpora embraiagem hidráulica para controlar a sua entrega de potência. Não tem caixa de velocidades, ou seja, a transmissão por correia é direta. O motor é alimentado por um pack de baterias de lítio.

O CFRP também marca presença na forquilha dianteira, na barra e em outros elementos. A marca não revelou detalhes técnicos, mas sabe-se que vai competir no mundial de trial, o FIM e-Cup 2018 com Kenichi Kuroyama aos comandos.

Artigos relacionados

Miguel Oliveira chega a Barcelona a pensar em nova vitória

O piloto da Red Bull KTM Ajo chega da melhor forma possível ao Circuito de Barcelona, palco da sétima ronda do Campeonato do Mundo de Motociclismo, depois da primeira vitória da temporada sobejamente conquistada no mítico GP de Itália.

Castelo Branco recebe 6.ª jornada do Campeonato Mundial de Enduro

Castelo Branco vai receber os melhores pilotos da atualidade no enduro de nível mundial, sendo pela primeira vez o centro de uma prova pontuável para o campeonato do mundo.

Mankame EP-1 é moto elétrica com binário de V8

Chama-se Mankame EP-1 e rompe com todos os tópicos gerados ao redor das motos elétricas… os habituais não andam muito e não têm autonomia.