Europeu Enduro 2017: Balletti venceu segundo dia em Gouveia

Europeu Enduro 2017: Balletti venceu segundo dia em Gouveia

Após uma noite de descanso e com a chuva a ‘temperar’ o piso do Enduro de Gouveia – primeira prova do campeonato Europeu de Enduro – foram 102 os pilotos que terminaram o derradeiro dia de competição onde à semelhança da jornada anterior todos tiveram que enfrentar três voltas a um percurso com cerca de 45 quilómetros e duas especiais cronometradas em cada passagem.

Com a chuva a cair durante a noite e início do dia o percurso mostrou-se um pouco mais exigente mas sem o pó que se fez sentir no primeiro dia foram mesmo muitos os pilotos que melhoraram os seus registos nas longas especiais, a Cross Test com nove quilómetros e a mais generosa Enduro Test com 13 quilómetros de extensão.

Depois de terem sido surpreendidos no dia de abertura pelo jovem francês Theophile Espinasse, um rápido júnior, os pilotos sénior ‘puxaram dos galões’ e ocuparam as quatro primeiras posições com o experiente Óscar Balletti a levar a melhor perante todos os seus adversários no final do dia, batendo o compatriota Maurizio Micheluz por pouco mais de oito segundos.

Balletti começou a construir o seu triunfo logo nas duas primeiras especiais onde foi o mais rápido. No início da segunda volta foi Olivier Nelson quem venceu a Enduro Test, com Isaac Devoulx a ser o melhor na segunda especial pela Cross Test, onde Balletti foi apenas sexto mas conservando a liderança da classificação geral com 20 segundos de vantagem para Micheluz. Ao vencer a penúltima especial da prova Nelson assumiu mesmo a segunda posição da geral por troca com Micheluz, mas na última especial o italiano foi o mais rápido e recuperou de novo o segundo posto para ficar a pouco mais de oito segundos de Balletti, que geriu da melhor forma a sua corridas nas duas voltas finais. Olivier Nelson fechou o pódio neste segundo dia, seguido por Anthony Geslin e Theophile Espinasse, mais uma vez o melhor dos júniores mas a concluir na quinta posição da geral. Os quatro pilotos lusos inscritos no campeonato europeu terminaram na 46ª posição (João Vivas), 56º (André Martins), 81º (Tomás Clemente) e 87º (Manuel Teixeira).

Entre as distintas classes em prova o sueco Calle Johansson venceu nos Júniores Sub-20 cabendo a Tomás Clemente a 14ª posição e a Manuel Teixeira o 17º posto. Matteo Pavoni veio de Itália para vencer o segundo dia nos Júnior E1, sendo André Martins novamente o nono na classificação da classe. Theophile Espinasse repetiu a vitória do dia anterior na Júnior E2/3, Andreas Linusson foi o melhor em Sénior E1, Olivier Nelson venceu a Sénior E2 e João Vivas foi 10º, com Óscar Balletti a vencer nos Sénior E3. Nova vitória de Jessica Gardiner nas Senhoras, com Bruna Antunes a ser 10ª e Rita Vieira a 11ª e nova vitória também para Arne Domeyer nos Veteranos e Ruy Barbosa na Open reservada aos pilotos nacionais. Por equipas venceu a equipa do exército francês, a Armée de Terre.

Após esta primeira prova do campeonato, a segunda do Europeu de Enduro 2017 realizará a sua segunda prova do ano nos dias 8 e 9 de Julho em Paikuse na Estónia.

Artigos relacionados

Sistema de financiamento ‘Ride’ anunciado pela Aprilia Portugal

Desenvolvido em parceria com o Banco Santander Consumer, o Aprilia Ride é um sistema de financiamento disponível para todas as motos Aprilia acima de 125cc.

Novo alargador da base da sapata do descanso para modelos Honda

Estas é uma das novidades da Hepco & Becker para 2017. Disponível desde sexta-feira!