FIM CEV: Mundial regressa ao Estoril

FIM CEV: Mundial regressa ao Estoril

Na sua estreia no Circuito do Estoril, o FIM CEV marca, neste ano de 2017, um ponto final nos cinco anos em que a única pista lusa onde competiu o MotoGP não contou no seu programa de provas uma ronda mundial de motociclismo. Certamente que muitos recordam ainda o dia 6 de maio de 2012 quando Casey Stoner, Marc Marquez e Sandro Cortese venceram as três corridas do programa que marcou aquela que foi a derradeira prova do campeonato em solo luso até ao momento.

Agora, cinco anos volvidos, o cenário português do MotoGP volta a receber uma prova organizada pelo mesmo promotor e com cariz mundial para a grelha de partida Junior Moto3 – de onde saíram já pilotos como Nicolo Bulega, Fabio Quartararo ou o atual líder do mundial Moto3, Joan Mir. Pelas pistas do FIM CEV – que estará pela primeira vez no Estoril – passaram igualmente pilotos como Casey Stoner, Jorge Lorenzo ou Marc Marquez também passaram por aqui, sem esquecer Mavrick Viñales ou Miguel Oliveira, que lutaram pelo título em 125cc no ano de 2010.

Neste regresso da Dorna ao Estoril, o FIM CEV irá trazer um campeonato do mundo (Junior Moto3), um campeonato Europeu (Moto2) e uma competição monomarca para jovens talentos, a European Talent Cup que irão colocar em pista quase uma centena de pilotos, juntando ainda a Cuña de Campeones, outro troféu de iniciação e que em conjunto irão trazer mais de uma centena de pilotos ao traçado que continua a ser uma referência mundial no que a corridas de motos diz respeito. Considerado como o derradeiro degrau no caminho para o MotoGP, o FIM CEV tem por isso no seu ‘paddock’ as principais equipas dos campeonatos do mundo de Moto3 e Moto2, que aqui evoluem os seus futuros pilotos no campeonato do mundo.

Entre os dias 21 e 23 de julho, o Circuito do Estoril volta assim a acolher um campeonato do mundo de motociclismo, organizado pelo mesmo promotor que gere o MotoGP e com os pilotos que muito em breve estarão nas grelhas de partida desse campeonato. Cinco anos depois o melhor motociclismo está na pista do Estoril num paddock que junta 2000 pessoas que ao longo de quase uma semana irão não apenas descobrir uma das pistas mais espetaculares e exigentes do planeta mas também a fantástica região da costa do Estoril e todos os seus encantos turísticos.

Artigos relacionados

Marrocos recebe a 4ª edição do Big Trail Challenge 2019

Realizou-se na passada sexta-feira, na loja da Touratech em Lisboa, a apresentação oficial do Big Trail Challenge 2019 – cuja 4ª edição acontecerá de 27 de abril a 5 de maio em Marrocos.

É esta a moto com que Miguel Oliveira vai correr no Moto GP de 2019

A Tech3 mostrou algumas imagens da novo moto com que Miguel Oliveira vai correr o Moto GP na época de 2019.

Campeonato Europeu de Enduro com primeira prova este fim de semana em Gouveia

A primeira prova do Campeonato Europeu de Enduro realiza-se este fim de semana junto à Serra da Estrela, no Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia.