Esta é a primeira moto elétrica de trial da Yamaha

Uma surpresa, a marca japonesa apresentou a sua primeira moto de trial totalmente elétrica, a Yamaha TY-E.

Esta trialeira foi desenvolvida do zero e o seu desenvolvimento centrou-se em torno da sua propulsão elétrica, pelo que o seu peso é muito baixo, 70 kg.

Na produção da moto, é utilizado um material compósito para o seu chassis monocoque CFRP. Este material em plástico é reforçado com fibra de carbono e é o mesmo que a BMW utiliza nos seus carros elétricos.

Quanto ao propulsor, é um novo motor elétrico refrigerado a ar, uma novidade na Yamaha. Este motor incorpora embraiagem hidráulica para controlar a sua entrega de potência. Não tem caixa de velocidades, ou seja, a transmissão por correia é direta. O motor é alimentado por um pack de baterias de lítio.

O CFRP também marca presença na forquilha dianteira, na barra e em outros elementos. A marca não revelou detalhes técnicos, mas sabe-se que vai competir no mundial de trial, o FIM e-Cup 2018 com Kenichi Kuroyama aos comandos.

Artigos relacionados

Suzuki com novos modelos RM-Z/RMX 2017

Conheça as novas versões.

Miguel Oliveira está no 3.º lugar do Campeonato do Mundo de Moto2

Piloto da KTM alcançou um honroso terceiro lugar na corrida de Moto2 do Grande Prémio de Espanha, em Jerez de La Frontera, posicionando-se assim no terceiro posto do Campeonato do Mundo.

Mais uma criação da Revival Cycles… um Sidecarcross

A Revival Cycles decidiu fazer qualquer coisa diferente. Desta vez um Sidecarcross, um trabalho pouco habitual e surpreendente que tem uma moto de base e depois foi transformada nesta moto diferente.