Esta é a primeira moto elétrica de trial da Yamaha

Uma surpresa, a marca japonesa apresentou a sua primeira moto de trial totalmente elétrica, a Yamaha TY-E.

Esta trialeira foi desenvolvida do zero e o seu desenvolvimento centrou-se em torno da sua propulsão elétrica, pelo que o seu peso é muito baixo, 70 kg.

Na produção da moto, é utilizado um material compósito para o seu chassis monocoque CFRP. Este material em plástico é reforçado com fibra de carbono e é o mesmo que a BMW utiliza nos seus carros elétricos.

Quanto ao propulsor, é um novo motor elétrico refrigerado a ar, uma novidade na Yamaha. Este motor incorpora embraiagem hidráulica para controlar a sua entrega de potência. Não tem caixa de velocidades, ou seja, a transmissão por correia é direta. O motor é alimentado por um pack de baterias de lítio.

O CFRP também marca presença na forquilha dianteira, na barra e em outros elementos. A marca não revelou detalhes técnicos, mas sabe-se que vai competir no mundial de trial, o FIM e-Cup 2018 com Kenichi Kuroyama aos comandos.

Artigos relacionados

José Ignacio Cornejo é novo piloto HRC

A Monster Energy Honda Team anunciou a incorporação nas suas fileiras de José Ignácio Cornejo, Nacho.

Novo alargador da base da sapata do descanso para modelos Honda

Estas é uma das novidades da Hepco & Becker para 2017. Disponível desde sexta-feira!

Nova Yamaha Ténéré 700 já tem preço e data de lançamento

Depois de ter sido revelada em novembro de 2018 e de ter criado imensa expectativa, a Yamaha Ténéré 700 vai passa a estar disponível em Portugal a partir do próximo dia 27 de março.