Honda revela moto que se mantém de pé sozinha

Honda revela moto que se mantém de pé sozinha

A Honda revelou no CES 2017, em Las Vegas, uma tecnologia inovadora que, ainda que não esteja presente em qualquer veículo de produção em série, mostra como as motos podem manter-se de pé mesmo quando não têm um motociclista em cima.

Denominada Honda Ride Assist, esta tecnologia não recorre a giroscópios, mas a uma série de elementos retirados do UNI-CUB, um monociclo para mobilidade pessoal, conseguindo assim manter a moto autonivelada mesmo quando ninguém está a comandá-la. O conceito tem por base uma forma de manter a moto sob controlo ao atuar no guiador a baixas velocidades, comandando a direção de forma ligeira para manter o equilíbrio.

Para este nível de controlo, a Honda recorreu a um software avançado para comandar os motores elétricos que mantêm a moto em pé, conseguindo mesmo seguir o seu condutor a baixíssimas velocidades, como um animal de estimação. Não existem ainda planos para uma eventual passagem à produção desta tecnologia, mas os novatos irão agradecer.

Artigos relacionados

Joaquim Rodrigues dá primeira vitória à Hero MotoSports na Índia

Depois de um primeiro dia com um bom início, Joaquim Rodrigues venceu o seu primeiro rali em solo indiano no segundo dia do Indian Baja.

Motonatal entre 15 e 17 de dezembro em Lisboa, Aveiro e Porto

A Officina Moto, o Moto Spazio Lisboa, o Moto Spazio Vicente Aveiro e o Moto Spazio Porto vão levar a cabo um evento denominado Motonatal.

Inscrições no Lés-a-Lés Off-Road rolam a bom ritmo

Em tempo de férias, nada como preparar a reentré com a inscrição atempada no 4.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road que, de 26 a 29 de setembro.