Honda revela moto que se mantém de pé sozinha

Honda revela moto que se mantém de pé sozinha

A Honda revelou no CES 2017, em Las Vegas, uma tecnologia inovadora que, ainda que não esteja presente em qualquer veículo de produção em série, mostra como as motos podem manter-se de pé mesmo quando não têm um motociclista em cima.

Denominada Honda Ride Assist, esta tecnologia não recorre a giroscópios, mas a uma série de elementos retirados do UNI-CUB, um monociclo para mobilidade pessoal, conseguindo assim manter a moto autonivelada mesmo quando ninguém está a comandá-la. O conceito tem por base uma forma de manter a moto sob controlo ao atuar no guiador a baixas velocidades, comandando a direção de forma ligeira para manter o equilíbrio.

Para este nível de controlo, a Honda recorreu a um software avançado para comandar os motores elétricos que mantêm a moto em pé, conseguindo mesmo seguir o seu condutor a baixíssimas velocidades, como um animal de estimação. Não existem ainda planos para uma eventual passagem à produção desta tecnologia, mas os novatos irão agradecer.

Artigos relacionados

CF Moto CForce 850 XC chega ao mercado nacional na Expomoto 2018

Chama-se CF Moto CForce 850 XC e é um ATV de enorme versatilidade, sendo o único quadriciclo com homologação Euro4 em Portugal para dois ocupantes. Chega ao evento pelas mãos da Puretech (www.puretech.pt).

Equipa Team Motoclube Loulé estreia-se no Top10 no ESBK em Jerez

O passado fim-de-semana marcou o arranque do Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike (ESBK) 2019, no circuito de Jerez de La Frontera, recentemente renomeado como Circuito Ángel Nieto em sua homenagem.

Piaggio apresenta a nova MP3

A primeira scooter de 3 rodas, e também a mais vendida em todo o mundo, foi atualizada e as novas versões já estão disponíveis no mercado nacional.